Com a chegada do inverno, pacientes podem sentir aumento das dores e da rigidez muscular
Com a chegada do inverno e a queda das temperaturas, pessoas que convivem com a fibromialgia podem perceber um aumento dos sintomas da doença. Embora o frio não seja a causa da condição, muitos pacientes relatam intensificação das dores, maior sensibilidade ao toque, rigidez muscular e fadiga durante os períodos mais frios do ano.
De acordo com a Dra. Emanuela Pimenta, reumatologista da Clínica Ceder, as baixas temperaturas podem favorecer a contração muscular e aumentar a percepção da dor, uma das principais características da fibromialgia. Além disso, a tendência de permanecer mais tempo em ambientes fechados e reduzir a prática de atividades físicas pode contribuir para a piora dos sintomas.
Apesar dos desafios impostos pela estação, algumas medidas podem ajudar os pacientes a atravessar o inverno com mais conforto e qualidade de vida.
“O inverno não precisa ser sinônimo de mais sofrimento para quem convive com a fibromialgia. Pequenos cuidados, como manter uma rotina de exercícios, dormir bem, controlar o estresse e evitar o isolamento, podem fazer uma diferença significativa no controle dos sintomas. O mais importante é entender que o tratamento acontece todos os dias e vai muito além do uso de medicamentos”, explica a médica.
Cuidados durante o inverno
Para aqueles que convivem com a fibromialgia, a reumatologista Dra. Emanuela Pimenta destaca algumas recomendações importantes para minimizar os impactos do frio:
Mantenha o tratamento prescrito e não interrompa o uso das medicações sem orientação médica;
Evite o sedentarismo e preserve uma rotina regular de atividades físicas compatíveis com sua condição;
Procure manter o corpo aquecido, utilizando roupas adequadas para as temperaturas mais baixas;
Priorize a qualidade do sono, respeitando horários regulares para dormir e acordar;
Realize alongamentos ao longo do dia para reduzir a rigidez muscular;
Mantenha uma alimentação equilibrada e uma boa hidratação, mesmo nos dias mais frios;
Reserve momentos para relaxamento e controle do estresse, que também pode funcionar como gatilho para crises de dor;
Evite permanecer por longos períodos na mesma posição, seja sentado ou deitado.
“Muitas pessoas com fibromialgia acabam reduzindo as atividades físicas durante o inverno por receio de sentir mais dor. No entanto, esse comportamento pode gerar justamente o efeito contrário. Manter-se ativo, dentro dos limites de cada paciente, é uma das estratégias mais importantes para preservar a funcionalidade, reduzir o desconforto e garantir mais qualidade de vida durante os meses mais frios”, finaliza Dra. Emanuela Pimenta.




