Bahia, Brasil - 22 de junho de 2026

18:16

Salvador recebe pela primeira vez o Encontro de Pesquisas em Gastronomias do Brasil

Salvador recebe pela primeira vez o Encontro de Pesquisas em Gastronomias do Brasil

Salvador sediará, entre os dias 8 e 12 de junho, a 5ª edição do Encontro de Pesquisas em Gastronomias do Brasil (ENPEGASTRO), evento que integra as comemorações pelos 80 anos da UFBA. Com o tema “Gastronomias, corpos-territórios das mãos, dos contos e dos mundos”, o encontro propõe debates sobre memória, oralidade, território e os saberes que compõem as gastronomias brasileiras, com destaque especial para a culinária baiana.

Promovido pelo Departamento de Gastronomia da UFRJ em parceria com a UFBA, o ENPEGASTRO contará com atividades acadêmicas, culturais e experiências em espaços públicos de Salvador, como Pelourinho, Mouraria, Santo Antônio, Mercado do Rio Vermelho e Feira de São Joaquim. “As compartilhanças e as andanças são partes fundamentais do nosso evento, o que nos convida a viver as diversas paisagens e mesas de Salvador. É um evento para a gente experimentar, colocar o corpo no jogo da experimentação, sentir, chegar junto, conversar”, reforça a organização do ENPEGASTRO.

A programação inclui conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, mostra artística e visitas guiadas, valorizando diferentes expressões gastronômicas e os saberes tradicionais presentes nas cozinhas brasileiras.

Segundo a organização, o evento busca ampliar o olhar sobre a gastronomia para além dos restaurantes, reconhecendo práticas ligadas a comunidades indígenas, quilombolas e territórios populares.

Entre os destaques estão a Conferência Magna sobre Manuel Querino, realizada na Reitoria da UFBA, além das chamadas “andanças gastronômicas”, experiências que convidam o público a conhecer de perto os sabores e culturas presentes nas ruas e mercados de Salvador.

O encontro também contará, pela primeira vez, com relatos em áudio enviados por pessoas de diferentes regiões do país sobre suas relações afetivas e culturais com a comida e os territórios onde vivem. Inscrições e programação completa: acesse aqui.

Bahia, território de muitas Gastronomias

Para o professor de Gastronomia da Universidade Federal da Bahia, envolvido com a organização do evento, o historiador e gastrônomo Fernando Santa Clara, a expectativa desta edição é de que haja adesão de muitos estudantes do curso de Gastronomia, não só da Bahia, mas de todo o Brasil, além de pós-graduandos da área e de outros campos de estudo relacionados.

Sobre a gastronomia da Bahia, ele reforça que as cozinhas e comidas de azeite apresentam o estado e Salvador de forma muito ímpar em relação a outros contextos dos diversos “Brasis” que existem no país: “reconhecer o Brasil é reconhecer também que as gastronomias produzidas na Bahia são plurais e repletas de identidades únicas, que colocam esse lugar em evidência para o resto do mundo”.

Em relação a esses diferenciais, defende, antes de tudo, que devemos pensar em “Bahias”: “existe a do Recôncavo, a do Sertão, a do Litoral Sul, a da região do São Francisco, por exemplo. São muitas Bahias em uma Bahia só”

“Para a gente, é importante apresentar essas muitas Bahias, dando destaque especial a quem compõe essas cozinhas, majoritariamente populações indígenas e pessoas descendentes de negros escravizados. E também mostrar como essas intersecções acontecem não só nos modos de se alimentar e nas técnicas de produção, mas nos corpos de quem faz isso, de quem mantém as heranças vivas.”

Fotos: Vandelson Silva dos Santos